Assistência Social

O trabalho dos Programas da Entidade conta com o apoio da rede socioassistencial local (serviços, programas e projetos), das políticas públicas da área da educação, trabalho, saúde, secretarias, conselhos e coordenadorias que atuam com pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e do Sistema de Garantia de Direitos.

Considerando o princípio de incompletude Institucional, o Camp Jabaquara em seus Programas Socioeducativos conta com o suporte da rede socioassistencial para realizar os atendimentos e ações contidos neste plano, respeitando os direcionamentos previstos na Constituição Federal, ECA, LOAS, PNAS, NOB/SUAS, Resolução CNAS nª 33/2011, CMDCA, Plano Municipal da Assistência Social, dentre outras normativas aplicáveis.

O trabalho social que é desenvolvido constitui em visitas domiciliares, quando houver necessidade, atendimentos individuais com os usuários e familiares, além de grupos temáticos. Os atendimentos e atividades são realizados de forma gratuita, planejada e continuada e sua metodologia está em conformidade com o estabelecido na Constituição Federal, ECA, LOAS, PNAS, NOB/SUAS, Resoluções dos Conselhos de Assistência Social na esfera nacional, estadual e municipal, demais normativas e orientações técnicas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Serão realizadas visitas técnicas aos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS Jabaquara, Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS e nos serviços, programas e projetos da assistência social, CMDCA e demais áreas, existentes no território, com o objetivo de apresentar o programa e discutir casos.

O trabalho com as famílias segue as diretrizes de política pública nacional de Assistência Social e NOB – SUAS, bem como em consonância com o Plano Municipal de Assistência Social.

 Desenvolve ações de “Proteção Social” aos usuários e suas famílias visando à superação de suas necessidades.   Ao considerar a família como primeiro e mais importante polo formador dos indivíduos e base estrutural da vida comunitária e social.

Adota técnicas de intervenção voltadas para o fortalecimento das relações, dos laços e dos vínculos familiares e sociais, bem como ampliação do capital humano.

O atendimento configura-se numa estratégia de fortalecimento de vínculos real das famílias e também com os membros da instituição, estabelecendo relações de confiança e de aprendizagem para ambos.

Em atendimentos individuais descrever as necessidades do nosso usuário, auxiliar e encaminhar para atendimentos em rede de serviços, escutar, confortar e acolher em dificuldades, articular com o sistema de garantia de direitos e demais políticas públicas é o objetivo central.

Caberá ao assistente social e educadores, auxiliar os jovens no processo de construção do projeto de vida, direcionando os caminhos que serão necessários traçar para terem seus objetivos alcançados.

Conforme preconiza a NOB/RH, pretende-se contratar 1 (um) profissional com formação em psicologia, com o devido registro no conselho de classe, para integrar a equipe de referência e atuar com os usuário, ofertando atendimento psicossocial.

O trabalho em rede será imprescindível para que os objetivos dos Programas da Instituição sejam alcançados com sucesso, principalmente no tocante ao fortalecimento familiar dos usuários atendidos.

Participaremos também de todas as reuniões mensais da rede de proteção social do Distrito do Jabaquara, do Fórum Paulista de Aprendizagem Profissional e das reuniões da Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes – FEBRAEDA.

Endereço

CAMP Jabaquara

Rua Raiz da Serra nº 57
Jardim Oriental - São Paulo - SP
CEP: 04347-010

Fone: (11) 2597-5952

Horário de Inscrição:

Segunda à Sexta-Feira,
das 08h30 ás 16h30

Instagram

Siga @campjabaquara

Facebook