ESPORTE E EDUCAÇÃO NO CAMP JABAQUARA

O projeto de aulas de jiu-jitsu como agente integrador da didática, resultado da parceria entre a MRBJJ Manaus AM e o CAMP Jabaquara, já é um sucesso

A prática de desportos é reconhecidamente a mais harmônica e saudável das atividades de integração criada pelo homem. No contexto educacional, ela se mostra extremamente benéfica na formação do indivíduo. Várias escolas no ensino privado e público já aderiram a introdução de práticas desportivas como atividades opcionais, despertando o interesse das crianças e jovens pela vida escolar e concomitantemente promovendo a saúde. Com a imensa variedade de benefícios que a atividade física oferece às pessoas de todas as idades, o número de praticantes vem crescendo significativamente.

Por meio de uma alimentação saudável aliada aos exercícios físicos, a expectativa e qualidade de vida ganham aspectos positivos, tanto física quanto psicologicamente. Para a criança em idade escolar não é diferente. Sabendo da sua necessidade em gastar a energia que tem e, ao mesmo tempo, mesclar os tipos de atividades oferecidas pela escola, as aulas de educação física fazem parte da grade curricular desde a Educação Infantil. Além de proporcionar lazer e recreação ao aluno, a prática desportiva interfere positivamente no seu desenvolvimento físico, motor, mental, psicológico, social, bem como atua na prevenção de doenças posteriores.

É a prática desportiva desde sempre faz com que o adulto não adote posturas que levem ao sedentarismo e à obesidade. Porém, é de extrema necessidade que a idade biológica e cronológica seja respeitada. Para que a mente e o corpo se mantenham em equilíbrio, as atividades físicas na escola são bastante benéficas. Além de todos os benefícios já citados o adolescente, por meio do esporte, melhora a sua autoestima e o bom humor; é estimulado a buscar a sua independência, a traçar objetivos e tentar alcançá-los. Tudo isso, sem contar que a mente deve estar sempre ocupada, a fim de evitar o uso excessivo do computador, televisão e a procura por álcool e drogas. A criança encaminhada desde cedo no esporte, certamente será o adulto acostumado a procurar qualidade de vida a partir de alimentos saudáveis, mas também de exercícios que se adaptem à sua idade e preparo físico, evitando a tão inimiga obesidade.

Diante disso, o CAMP Jabaquara em parceria com a MRBJJ Manaus AM, desenvolve o projeto de aulas de jiu-jitsu como agente integrador da didática, a fim de preparar física e psicologicamente seus usuários para sobrepujar as dificuldades da vida utilizando as técnicas de combate, com a ressalva de buscar sempre a vitória mais justa e honesta possível.

Fundada em 1998 com o intuito da prática esportiva entre amigos, hoje a família MRBJJ tem várias filiais pelo Brasil e pelo mundo e em São Paulo com parceria do CAMP Jabaquara de forma gratuita atende aproximadamente 60 crianças, jovens e adultos, com aulas de segunda, quarta e sexta-feira das 18h30 às 20h; e das 20h às 21h30, na rua das Gassatungas nº116, na Vila Parque Jabaquara.

“A educação e o esporte é uma construção feita por muitas mãos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *